F PCTVR - Provedoria da Comarca de Tavira

Auto de testamento de António Fernandes Inglês Auto de testamento de Bernarda Joaquina da Maia Auto de testamento de Maria de São José Auto de testamento de Custódio Martins Auto de testamento de José Palermo de Faria Auto de testamento de Ângela Joaquina de Arnedo Auto de testamento de Bárbara Maria Auto de testamento de Isabel de Sousa Palermo Auto de testamento de António dos Santos Auto de testamento de Teresa de Mendonça
Résultats 1 à 10 sur 74 Afficher tout

Zone d'identification

Cote

PT/MTVR/PCTVR

Titre

Provedoria da Comarca de Tavira

Date(s)

  • 1771-1835 (Production)

Niveau de description

F

Étendue matérielle et support

4 liv. e 2 cx.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1771 - 1835)

Notice biographique

Os Provedores, a par dos Corregedores, eram os principais magistrados de nomeação régia, constituindo os principais instrumentos de atuação da administração central sobre as instituições ao nível local e tinham competências administrativas, judiciais e fiscais, podendo verificar-se casos em que um mesmo magistrado poderia acumular as funções de corregedor e de provedor .
As competências dos Provedores das Comarcas encontram-se nas Ordenações Filipinas , competindo-lhes essencialmente a fiscalização da cobrança dos impostos devidos à coroa, assim como das finanças municipais.
Estas competências estendiam-se também à fiscalização de hospitais, dos administradores de capelas, albergarias e confrarias. Podiam ainda proceder à execução de legados pios, superintendiam nos juízes dos órfãos e nos tutores de menores, tomar as contas dos dois terços dos rendimentos que pertenciam aos concelhos e verificar se tinham sido efetivamente gastos em benefício do concelhos, conhecer, juntamente com o juiz de fora ou com o contador, dos processos de recurso (mais precisamente, dos "agravos") por vício de forma de eleições para recebedores das sisas dos concelhos .
Com a instauração do regime liberal, estes cargos acabaram por ser extintos. Considera-se que as Provedorias foram extintas pelos Decretos nº 23 e nº 24 de 16 de maio e o Decreto nº 65 de 28 de junho de 1833, por não incluir a provedoria na nova organização e divisão administrativa, judicial e da fazenda, embora continuasse a vigorar a Comarca de Tavira, que englobava os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Histoire archivistique

Até à data, desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Este conjunto documental resulta da actividade da Provedoria da Comarca de Tavira e é constituído por 4 livros e uma caixa, reunindo a documentação produzida entre 1771 e 1835, relativa às tinham competências administrativas, judiciais e fiscais.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.

Conditions de reproduction

A repodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.

Langue des documents

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Générer l'instrument de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Normas ISAD(G) e Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. 325 p. Disponível em: http://www.dgarq.gov.pt/servicos/documentos-tecnicos-e-normativos/lista-de-documentos/

Statut

Finale

Niveau de détail

Moyen

Langue(s)

  • portugais

Écriture(s)

Sources

As fontes utilizadas para a História Administrativa foram:

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés